#Resenha: Feios - Scott Westerfeld


Título: Feios #1
Série: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Gênero: Distopia
Editora: Galera Record
Ano: 2005
Páginas: 416

Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.


Comprei a coleção Feios sem muitas pretensões e principalmente porque estava em promoção. Não criei muitas expectativas em relação à estória o que foi bom, mas vamos ao que interessa.

Feios conta a história de uma sociedade moderna, muito mais avançada do que a nossa, onde as pessoas dificilmente andam a pé mas sim em pranchas que flutuam sobre a cidade que é toda magnetizada (abaixo da  terra há placas de ferro que fazem com que essas pranchas flutuem).

Essa sociedade é dividida entre os Feios e os Perfeitos. Até os 16 anos as pessoas são chamadas de Feias e ao completarem 16 passam por uma cirurgia de reconstrução para se tornarem Perfeitas, onde troca-se a pele, os cabelos, afina-se o nariz, ou seja uma transformação para que essas pessoas sejam mesmo pessoas perfeitas.

Os Feios moram em Vila Feia e os Perfeitos em Nova Perfeição, localidades onde cada grupo da sociedade vive. Em Nova Perfeição os Perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam em suas pranchas e se divertem praticamente o tempo todo. E ao que parece os habitantes de Nova Perfeição são extremamente felizes, sempre de bem com a vida, não se importando com nada. Mas pode haver um motivo para tudo isso !


Tally Youngblood é uma Feia e aguarda ansiosamente seu aniversário de 16 anos para que possa viver em Nova Perfeição junto com seu melhor amigo Peris. Mas enquanto esse dia não chega Tally precisa se distrair e acaba conhecendo Shay, uma garota que nasceu no mesmo dia que Tally. As duas ficam muito amigas e pouco tempo antes da chegada de seus aniversários Shay resolve partir para a Fumaça, local para onde algumas pessoas que recusaram a operação fugiram e vivem escondidas; localizada a pelo menos 10 dias de viagem longe de Vila Feia e sem localização conhecida pela sociedade de Vila Feia e Nova Perfeição; ouviram-se apenas alguns boatos da existência desse lugar. Mas as pessoas não davam importância, praticamente todos queriam se tornar Perfeitos e viver uma vida boa.

Shay não consegue convencer Tally a ir com ela então parte sozinha deixando à Tally um bilhete com incógnitas sobre a localização da Fumaça caso a garota mude de ideia.

E então chega o tão esperado dia da operação de Tally mas as coisas não saem como o esperado. Tally só será submetida à operação se contar às Circunstâncias Especiais (espécie de polícia) onde fica a Fumaça para que possam buscar a todos os fugitivos e submetê-los à operação.

É então que Tally se vê numa encruzilhada. Encontrar a Fumaça e informar sua localização às Circunstâncias Especiais traindo Shay ou não abrir a boca e continuar Feia para sempre e sem poder encontrar seu amigo Peris?

-----------------------------
Como já disse não tive muitas expectativas em relação ao livro e realmente não me surpreendi. A estória até parece emocionante, mas não é. O autor criou um mundo novo que tinha tudo para dar certo mas o que destruiu a história foram os personagens totalmente superficiais.
Não estou dizendo que odiei a estória, de jeito nenhum, estou curiosa pelo próximo livro mas o autor não conseguiu me convencer.

Houve partes no livro em que Tally mencionava os pais, ela não vivia com eles, então onde eles viviam? Quem cuidava de Tally? Algumas questões foram respondidas somente lá pela metade do livro, o que não gostei muito.

Quanto à superficialidade dos sentimentos dos personagens: para mim eles esboçaram muito pouco sentimentalismo e quando teve foi forçado; houve uma história de amor que aconteceu mais rápido do que o virar de uma página, ninguém se apaixona desse jeito, e mais, a garota tem 16 anos e a descrição do rapaz no começo é de uns 30 anos ao que entendi e de repente ele parece ter a mesma idade que ela; e esse romance poderia ser somente uma amizade que dava no mesmo, o que acho que seria até mais interessante. O livro é narrado em 3ª pessoa e isso diminuiu ainda mais o sentimentalismo na história o que acabou fazendo com que os personagens parecessem surreais.

A partir do meio do livro é que ele fica melhor e um pouco mais "agitado". O que melhora consideravelmente a história é a "questão" que os personagens vão tentar resolver (não posso falar nada sem dar spoilers), e foi principalmente por esse motivo que quero continuar a leitura da série que é composta por 4 livros.

Entendam, o livro não é ruim, eu gostei da estória, mas acho que o autor poderia ter caprichado um pouco mais. Acho que minha resenha foi totalmente negativa e vocês não encontraram motivos para lê-lo mas ele até tem um ponto de reflexão: estamos satisfeitos com nossa forma de vida? E principalmente se estamos satisfeitos com nossa aparência? E o governo, exerce quanto poder sobre nós e nossas mentes?


Outras capas do livro

 






5 comentários

  1. Adorei a resenha Greice. Faz poucos dias que descobri sobre o que se tratava essa série quando uma leitora comentou no blog que achou Delírio muito parecido com Feios. E engraçado que lendo sua resenha realmente me lembrou muito Delírio.
    É muito ruim quando não conseguimos nos surpreender ou nos envolver com a história de um livro. Espero que nos outros melhore. Como me descobri fã de distopia, vou ter que ler só para saber afinal como é e o que eu acho.. hehe
    Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Semelhanças com Delírio? hmmmm.
    Eu até gostei da estória mas acho que o autor poderia ter aprofundado um pouco mais. Leia sim e não deixe de comentar o que achou.
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma das séries que quero muito ler, mas é mais por curiosidade, sabe? Gosto muito de distopias, mas essa é uma daquelas que fico com o pé atrás por causa das resenhas.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Thaís. Também gosto muito de distopias e esperava um pouquinho mais dessa mas leia e quem sabe você goste mais do que eu.

    Beijo, Greice.

    ResponderExcluir
  5. eu gostei muito dessa e ao contrário de vc eu me surpreendi bastante! bem, gosto não se discute mas achei esse livro ótimo principalmente a parte que ele é bastante crítico em relação ao ''padrão'' que a sociedade está impondo, sobre o belo e o feio. Onde muitos como a Tally se acha feia apenas porque é diferente dos demais, é o que ocorre hoje em dia. Eu amei esse livro e a forma como o autor descreve-o é de uma tamanha simplicidade e como se eu já o conhecesse há anos rsrsrs. bem, essa foi mminha opnião em relação ao livro.
    XoXo

    estante-da-ray.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!