Resenha: A Seleção

Título: A Seleção
Série: A Seleção
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 360

Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Depois de uma sinopse nada pequena venho contar a você o que achei desse livro que demorei eternidades para ler mas que finalmente consegui comprar e ler.

Num futuro distante, depois da 4ª Guerra Mundial. Os Estados Unidos não existem mais, agora o que existe é a Província de Illéa que ocupa toda a America do Norte e parte da América Central. A sociedade dessa província é dividida em 8 castas sendo que a 1 é a casta do Rei, da Rainha e do Príncipe, e conforme vão aumentando os números aumenta o grau de pobreza da população.

Há então nessa província uma competição conhecida como A Seleção na qual 35 garotas têm a chance de ir para o castelo e tentar conquistar o coração do príncipe Maxon e também a coroa, tornando-se assim a princesa de Illéa.

America Singer é da casta 5, a casta dos artistas, e a mãe da garota quer por que quer que ela participe da Seleção. Mas America tem um namorado às escondidas e não pretende de jeito nenhum largá-lo e ir para o castelo disputar a coroa e um cara que ela despreza.

Aspen é o namorado de America e pertence à casta 6, trabalha duro para sustentar toda a família e a noite se encontra com a garota às escondidas em uma casa da árvore.

Toda as garotas da província se mobilizam e estão afoitadas para com a Seleção, menos America. Mas Aspen incentiva que ela participe pois assim conseguirá uma ajuda para a família, sendo que as selecionadas receberão dinheiro durante sua estadia no castelo, e logo a mãe de America também consegue convencer a garota a participar. Mas Aspen termina com America, e é esse um dos motivos principais que a leva a aceitar a participação.

Então as 35 garotas são selecionadas e partem para o castelo. America está entre elas. Quer saber por que Aspen terminou com ela? Como é a vida em um castelo? O que as garotas, principalmente America, acharam do príncipe depois de conhecê-lo? E qual o rumo que toda a história irá tomar? Leia A Seleção!

--------------

Esse foi o primeiro livro que conseguiu me fazer ficar sentada dentro de um carro em movimento lendo. E no escuro ainda, usei a luz do celular para poder ler. Então você já deve imaginar que devo ter gostado da leitura.

Durante toda ela me senti dentro do castelo, fiquei sonhando com os lindos vestidos das garotas, com o mundaréu de comida, com as festas e claro, com o príncipe.

Conhecemos um pouco de cada personagem conforme a leitura vai avançando, algumas das meninas que participam da seleção são legais, gentis, meigas e amigas já outras você tem vontade de pular no pescoço e arrancá-lo fora, e são justamente essas meninas que se utilizam do termo "mantenha os amigos perto, e os inimigos mais perto ainda".

A Kiera foi também a primeira escritora que me fez ter dúvidas a qual dos rapazes eu queria que ficasse com a America, em todos os triângulos amorosos que li sempre tive certeza, é esse, mas em A Seleção eu achei pontos positivos tanto em Maxon quanto em Aspen, e claro que a America também né.

A escrita da autora é bem gostosa de ser lida, a narração é em primeira pessoa, o que é ótimo mas que em certos pontos nos deixa extremamente ansiosos porque não sabemos se isso ou aquilo é verdade ou se tal pessoa está fazendo isso ou aquilo porque temos somente o ponto de vista de America.

Nesse primeiro livro não há muita coisa que explique a situação em que se encontrava os Estados Unidos para se tornarem uma colônia e depois uma província mas isso é tudo explicado mais pra frente. 

Achei bastante ousado por parte da Kiera achar que os Estados Unidos poderia virar uma província, com castelos, reis, príncipes e princesas. Mas isso não quer dizer que possa ser impossível não é? Tudo pode acontecer. Adorei a sua ousadia Kiera!

E para quem ainda não leu corra adquirir seu exemplar!


Algum tempo atrás havia sido anunciada a adaptação do livro para uma série de TV. Fiquei bem ansiosa apesar de que ainda não tinha lido. Mas depois foi confirmado que a adaptação havia sido cancelada e isso me deixou bem triste porque eu queria assistir mas agora que li o livro, vi o elenco e soube das alterações que eles pretendiam fazer à história dei graças à deus por eles terem cancelado.
Gente eles escolheram um elenco terrível na minha opinião, nenhum dos atores condizia com as características das personagens. Confira as escolhas:

  

Não gostei da America dessa imagem, achei ela com uma cara muito adulta, sei lá. As outras moças são bonitas.
O Rei pode até ser esse cara aí. Mas gente o Maxon e o Aspen não tem nada a ver com esses caras. O Maxon da TV tem cara de velho, tudo bem que nessa imagem ele está adequado mas não se engane ele não é assim. E o Aspen não é moreno! Nada contra mas cadê o respeito às características dadas pela Kiera???

Depois de um pequeno Longo post vos digo: LEIA a trilogia A Seleção.
Beijos, Greice. 



9 comentários

  1. Resenha perfeita! Revivi tudo o que senti ao ler esse belíssimo e fofo livro.. *suspiros*.. kkkk Olha, falando sério, claro que fiquei triste pelo seriado ter sido cancelado, ia ser um sonho concretizar toda a história do livro, mas sinceramente, vendo as fotos que tu postou do elenco, AINDA BEM que foi cancelada.. Minha nossaaaa, esses atores não têm nada a ver com os personagens.. socorro!! kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii Mi que bom que gostasse!
      Também fiquei triste mas sério esse elenco não combina nada com a história, sem falar que eles pretendiam dar um toque mais sombrio à série, o que não tem nada a ver.

      Beijos, Greice.

      Excluir
    2. Sério? Não sabia desse negócio de toque sombrio.. afff, gostam de inventar cada uma, para quê? O livro já está perfeito como está.. no fim então continuo achando que foi bom terem cancelado.. kkk Beijos

      Excluir
    3. Sim, estava lendo sobre a adaptação e vi o povo comentando sobre essa coisa mais sombria. Concordo que está perfeito assim e não tem que mudar nada!
      Beijos.

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha!! Amoo está serie e não vejo a hora de adquirir o terceiro!
    PS:Sobre a serie de TV, eu acho que seria uma otima ideia. Só tenho medo pois sempre estragam o livro. Mas em Game of thrones a HBO até que conseguiu reproduzir as Cronicas de Gelo e Fogo melhor que muitos filmes baseados em livros. Gostei dos personagens femininos, mas os masculinos para mim não tem nada haver com o que imaginei no livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gente acho a série de livros absolutamente PERFEITA me faz sentir cada emoção de América e também fico muito dividida entre os garotos! Foi um livro q li mais de 3 vezes toda a série e não me canso sempre descubro novos detalhes

    ResponderExcluir
  4. Ps: acho q a série não ia ficar boa só o elenco já me deixou um pouco receosa de q iam estragar essa história tão linda conta mais como iam fazer a série com um " toque sombrio"

    ResponderExcluir
  5. O Aspen é moreno sim,só não tem a pele negra, mas seu cabelo é preto.

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!