Resenha: Divergente

DivergenteTítulo: Divergente #1
Série: Divergente
Autor(a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2012
Páginas: 502

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


É difícil vir falar de Divergente sem contar detalhes importantes da estória portanto darei somente um parecer sobre o livro.

Em Divergente entramos no mundo de uma Chicago futurista que é dividida em diversas facções, quando a pessoa completa 16 anos ela decide para qual facção quer ir, sendo que cada uma das facções preza uma qualidade, como a inteligência, honestidade, bravura e por aí vai. Ao todo são 5 facções.

Bom eu não posso dizer mais nada. Mas Greice você falou nada a respeito da estória! Então em Divergente acompanhamos a trajetória de vida de Tris ou Beatrice como é o verdadeiro nome da garota. Tris tem um irmão e mora com os pais, então se vê em uma encruzilhada de qual das facções escolher. É a partir daí que tudo ganha emoção.

Como o livro está sendo adaptado para o cinema já tinha visto diversas imagens de cenas já gravadas e portanto já tinha uma imagem formada dos personagens, por sorte só vi a Tris e o irmão, então eles estavam em minha imaginação como serão no filme. Não foi um problema isso, agora pelo menos não vou me decepcionar com o elenco :)

Assim que li as primeiras páginas do livro me senti estressada e cansada do mesmo mundo distópico de sempre. Estava tão animada meses atrás para ler e acabei deixando o livro parado por um tempo, agora que tantas imagens foram divulgadas resolvi ler logo antes de ganhar um grande spoiler. Então no começo da leitura achei que seria tudo do mesmo de novo, li tantas distopias esse ano que já fiquei cansada, mas logo Veronica me fez ver que esse livro não era cópia de outro. A história foi me envolvendo e ficou impossível largar o livro.

Tris é uma personagem de personalidade forte, que não se abala tão facilmente, apesar de determinada ela não se torna uma personagem fútil e irritante. Tem seus momentos frágeis e nos toca com seus pensamentos. Eu não sou uma pessoa que se irrita com as protagonistas e a Tris conquistou meu coração.

Li a aba do livro antes da leitura e lá dizia que Tris não esperava por um romance repentino e blablablá, daí quando comecei a ler toda vez que um rapaz aparecia eu começava a avaliar e ver se seria esse o pretendente certo. Confesso que prum livro me ganhar é só ter um bom romance e eu fiquei que nem louca avaliando os rapazes pra saber quem era o tal cara que iria roubar o coração da Tris. Confesso que me surpreendi um pouquinho ao saber quem era mas é lógico que me apaixonei por ele também.

- Você está pedindo pra eu tirar a roupa, Tris?
...
- Só... uma parte.

O livro tem bastante ação como pulos de trens em movimento, saltos de prédios, cenas chocantes e surpreendentes. Uma leva de emoções que te faz suspirar, gritar, se remexer de agonia e querer entrar no livro e fazer parte da estória. Tudo que um livro bom deve ter você encontra aqui. O final foi totalmente diferente do que eu esperava e acho até que a Veronica não deixou um clifhanger gigantesco não, terminei o livro mas não me descabelei pela continuação apesar de claro querer muito ler o resto da trilogia.

A escrita de Veronica é envolvente em sua narração em primeira pessoa e a autora provou que é possível escrever uma distopia diferente nessa leva de mundos distópicos. Super recomendo a leitura.





Teaser Trailer do filme:


Beijos.
Greice.

2 comentários

  1. Ai eu já ouvi falar tanto, mas tanto dessa trilogia que ainda não entendi por que não li até agora.. kkk mas é que são sempre tantos livros nos seduzindo que é difícil dar conta de todos. Você sabe como é, né?! Simplesmente amei a resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Ta ai, mas uma distopia que eu quero ler. Mas estou meio igual a você Greice, com medo de que sejam sempre iguais! É bom saber que essa tem um toque diferente.. e se você gostou, tenho certeza que vou amar também =))
    Eu evito assistir aos Trailer quando ainda não li o livro justamente para não ser influenciado por ele rsrsr. Mas esse filme vai estreia só no ano que vem certo? Se for esse ano estou ferrada! Porque com certeza não conseguirei ler rsrs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!