Resenha: Academia de Vampiros - O Beijo das Sombras, Richelle Mead


Título: O Beijo das Sombras #1

Série: Academia de Vampiros
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2010
Páginas: 320
Classificação: 4/5 
Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.

Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

Na série Academia de Vampiros somos apresentados a uma nova realidade vampírica, e uma sociedade de vampiros que é dividida entre os Vampiros Moroi, Strigoi e os Dampiros. Os Moroi são os vampiros do bem, os Strigoi são os assassinos maléficos que se alimentam principalmente do sangue Moroi e os Dampiros são resultado do cruzamento de Morois com Humanos, eles possuem algumas características dos vampiros como a agilidade mas não se alimentam de sangue. Os Dampiros são Guardiões, ou seja, cada Moroi possui um Guardião Dampiro que os protege dos sanguinários Strigoi. Os Moroi são vampiros vivos e estão organizados em uma sociedade hierárquica, eles se alimentam de sangue mas não matam suas presas e essas geralmente os alimentam de bom grado. Os Moroi possuem ainda o dom de manipular um dos quatro elementos, terra, fogo, água e ar. Já os Strigoi são os vampiros mortos-vivos e são imortais, não se preocupam em matar suas presas e não respeitam nenhuma regra. 

Rose Hathaway é uma Dampira de 17 anos, melhor amiga e futura Guardiã de Lissa Dragomir, uma Moroi que faz parte da realeza. A realeza vampírica é composta por doze famílias e Lissa é a última representante dos Dragomir. Rose e Lissa estudam na Academia de vampiros São Vladimir mas após alguns incidentes estranhamente assustadores envolvendo Lissa, Rose decide que as duas devem deixar a escola para que Lissa fique em segurança. Rose convence então Lissa e as duas fogem da São Vladimir e conseguem manter-se escondidas por dois anos, e incrivelmente, em segurança, nenhum Strigoi chegou à encontrá-las; mas os Guardiões da Academia São Vladimir tiveram maior êxito e acabaram levando as duas garotas de volta para a escola.

Rose sempre foi descolada, metida e objeto de desejo de muitos garotos, principalmente os Moroi. Lissa permanecia mais na dela e andava principalmente com o povo da realeza. Lissa perdeu os pais e o irmão em um acidente de carro em que ela e Rose estavam presentes, mas por incrível que pareça aos olhos de todos Rose sobreviveu, e o motivo disso é um segredo que permanece guardado pelas duas. De volta à escola as garotas se veem no centro dos holofotes novamente mas mais pelo motivo de todos quererem saber como e porque elas fugiram. Agora as duas precisam enfrentar sermões, fofocas, a nova "rainha" do pedaço, e as ameaças estranhas que começam a acontecer à Lissa.

Nesse meio tempo Rose tenta não ser expulsa da escola e é obrigada a frequentar aulas particulares com um dos guardiões que as acharam depois da fuga, Dimitri, para recuperar todo o tempo perdido. Mas o que Rose não esperava é que seu mentor fosse tão atraente, inteligente, astuto e letal, e muito menos se sentir atraída pelo cara que era 7 anos mais velho que ela. Mas Rose não pode se deixar distrair, ela precisa ficar de olho em Lissa, precisa proteger a amiga, descobrir quem a está ameaçando e ainda ajudá-la a lidar com poderes que ninguém mais possui e que pessoas erradas não devem saber que eles existem. Quem está ameaçando Lissa? Por quê? Por que Rose sobreviveu ao acidente e qual o poder que sua amiga Moroi possui? Que relacionamentos essas duas amigas irão ter agora que voltaram à São Vladimir? E os Strigoi, estão planejando algo contra a sociedade Moroi? Tudo isso você só vai descobrir lendo!

*****

Heey gente! Depois de muito tempo na lista de desejados consegui finalmente adquirir os livros da série Academia de Vampiros, e para que não acontecesse o de sempre (extremamente desejado, comprado, parado na estante) resolvi imediatamente ler, e não me arrependo.

O Beijo das sombras já começa com bastante ação e a autora vai nos inserindo de uma forma muito gostosa na história. Vou dizer que fiquei um pouco abismada com essa sociedade vampírica porque eu nunca ouvira as expressões Dampiros, Moroi, Strigoi e por ai vai, e vou lhes dizer que fiquei muito confusa com tudo isso nesse primeiro livro, eu estava literalmente boiando no quesito diferenciar essas espécies e entender o porque das coisas serem como são. Por ser um mundo novo achei que a autora fosse explicar tudo isso nesse primeiro volume mas não foi o que aconteceu, pelo menos eu não entendi direito. Mas apesar de não parecer deu pra continuar a leitura sem stress, e para acalmar os ânimos, a autora explica tudinho no segundo volume o/. Os vampiros criados por Richelle são totalmente diferentes dos que estamos acostumados e respondem a altura aos maravilhosos já existentes. 

A escrita da Richelle é em primeira pessoa e o livro é narrado pela visão da Rose mas como a Rose e a Lissa tem uma ligação muito forte (tem a ver com o acidente), Rose consegue "entrar" nos pensamentos de Lissa e presenciamos o que Lissa está fazendo e sentindo, nesse momento parece que a visão em primeira pessoa é dupla, ou seja, parece que é a Lissa narrando. Geralmente eu não gosto desse tipo de coisa porque eu sempre prefiro a protagonista à secundária, mas nesse caso eu amei ver as coisas através de Lissa.

Os personagens criados por Richelle são maravilhosos, Lissa é incrível e a relação entre ela e Rose chega a ser esquisita de tão próximas que elas são, teve momentos em que elas pareciam muito mais que amigas, mas só pareceu. Rose é intrometida, sarcástica, irritante, mesquinha e ao mesmo tempo sensível, a garota é linda e como ela mesma diz provavelmente a mais bonita Dampira da São Vladimir. Dimitri (suspiros) é sensual mas é maduro e nada parecido com os personagens dos young adults que estamos acompanhando, ele é lindo, musculoso, forte, mas não é esnobe e muito menos pegador; ele é muito centrado no seu trabalho, sabe o que tem de fazer na hora certa, e é sexy sem querer e saber. Dimitri acaba mostrando à Rose o quão equivocada ela está em relação à diversas coisas e sentimentos, e apesar de não querer admitir Rose sabe e aceita que Dimitri está certo ao "criticá-la". Há outros personagens muito bacanas como o "amigo" de Rose, Mason, e algumas outras meninas simpáticas que convivem com eles. Mas há também aqueles irritantes e mesquinhos como Mia, a tal nova "rainha" do pedaço, só que se analisarmos bem, Rose age muitas vezes da mesma forma que essa antagonista. 

O romance presente na história é totalmente diferente do que imaginei, pensei que era esse o foco do livro mas não. O romance é adicionado aos poucos, são pitadinhas que são inseridas durante todo o livro e que não ficam de jeito nenhum exageradas, e nem deixam a leitura cliché e melosa, muito ao contrário. Então não leia esperando que os personagens fiquem se agarrando a cada 10 páginas porque não é isso que você vai encontrar. E apesar de preferir livros com romances clichés e que os personagens logo se apaixonam, a Richelle me fez preferir muito mais um romance como esse de O Beijo das Sombras.



Enfim a narrativa da Richelle é muito gostosa e viciante, mas de uma forma diferente, ela te prende mas não te faz sair devorando tudo sem prestar atenção em cada detalhe que ela deixa pelo caminho, ela te vicia a cada momento e você ânsia por descobrir o que esses misteriosinhos que surgem significam, você fica criando teorias, tentando juntar pontos e descobrir  quais os próximos passos dos personagens. Vale super a pena a leitura, mas pelo primeiro motivo que falei no início da resenha (não entendi sobre os Moroi, Strigoi e Dampiros) eu tirei uma estrela do livro mas fora isso eu recomendo a leitura e como também já disse, esse problema é corrigido no segundo volume. Portanto o livro leva 4 estrelas e é favoritado.

                              ★★★★❤

A Série está sendo adaptada para os cinemas e espero sinceramente que tenha êxito, porque apesar de ter lido somente os dois primeiros volumes afirmo que essa é uma série fantástica e que merece sucesso e uma boa adaptação. Quando via o povo comentando como era esse Dimitri eu sempre o imaginei como o meu amado Ben Barnes e conforme foram surgindo notícias da adaptação torci muito para que ele fizesse o papel, infelizmente Dimitri será interpretado por Danila Koslovski, que de começo detestei mas agora estou me acostumando. Já a nossa Rose eu adorei, Lissa por outro lado não me parece nada com a personagem dos livros. Mas vamos esperar pra ver não é? Confira fotos do elenco e o trailer da adaptação.

Esse é o ator escolhido!


Esse seria o meu Dimitri! <3






Beijos.
Greice.

3 comentários

  1. AAAA Você leu, e você gostou!!! *-----*
    Parece que realmente fica confuso os termos, mas eu nunca notei, acho que foi porque li todos os quatro primeiros de uma vez, e nem deu tempo de confundir rs. Mas depois melhora bastante, né?
    Agora quero ver quando você ler o terceiro, se prepare, a Richelle mata os leitores rs.
    Sobre o filme: eu sou a única que gostou do Danila ser o Dimitri? Nessa foto o Ben Barnes está bem parecido com ele também, mas eu ainda prefiro o Danila. Morrendo de ansiedade para ver esse filme, fevereiro não chega nunca :/
    Enfim, eu adorei a resenha, adoro quando vejo que as pessoas gostaram das séries que eu gosto rs.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga, que complexo, quantas regras, quanta originalidade.. fiquei mega curiosa para conferir essa série da qual já ouvi falar tão bem. E quase dei um pulinho de alegria de saber que existe uma realeza Dragomir nessa história também :) kkk Valeu pela dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. O seu Dimitri é o mesmo Dimitri que eu sempre imaginei, lindo... Pena que não é o Dimitri que o diretor do filme imaginou !

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!