Resenha: Sonhos, Alyson Noël

SonhosTítulo: Sonhos #1 - The Soul Seekers
Autor: Alyson Noël
Editora: Leya
Ano: 2012
Páginas: 320
Classificação: 3/5

Sinopse: Daire Santos é uma adolescente de 16 anos, filha de uma maquiadora de Hollywood, que namora estrelas de cinema e viaja com a mãe por todo o mundo. Até que coisas estranhas começam a acontecer com ela: visões com corvos e pessoas brilhantes, o tempo que para de andar, sonhos com um belo menino de olhos azuis-gelo.Os médicos acham que se trata de um caso psiquiátrico. Sua avó, curandeira respeitada na pequena cidade de Encantamento, Novo México, afirma que pode curá-la com suas ervas e poções. Sem alternativa, Daire vai para uma cidade perdida no meio do nada, longe da mãe, e com a avó que até então não conhecia. O que parecia ser o fim, no entanto, revela-se o início de uma grande aventura: guiada pela avó, Daire descobre ser uma Buscadora de Almas, descendente de uma linhagem poderosa que, através dos tempos, vem garantindo o equilíbrio entre o bem e o mal tanto no nosso mundo quanto em outros mundos e outras dimensões.

Daire Santos tem 16 anos e é filha de uma maquiadora de Hollywood por isso está sempre viajando pelo mundo. Daire não frequenta a escola e está sempre de namoricos com estrelas de cinema. Mas desde a infância Daire vem tendo visões estranhamente assustadoras com corvos e pessoas que brilham. Mas é nesse momento de sua vida que as visões se intensificam e começam a causar problemas à vida da garota.

Em dado momento Daire está com Vane, o atual casinho dela, quando de repente as visões começam, corvos começam a atacá-la e deixam a garota maluca. Daire quase estrangula Vane e depois desmaia. Jennika, a mãe de Daire, se vê mais uma vez desesperada para ajudar a filha e levá-a à psiquiatras mas o diagnóstico é de que a garota está louca. Mas Daire tem certeza de que as pessoas brilhantes e os corvos são reais, nada é invenção de sua cabeça, só que Jennika se nega a acreditar.

É nesse momento que Paloma, a avó de Daire, há muito tempo sem dar sinal, resolve fazer contato com Jennika e pede que leve Daire até ela. Paloma é uma velha curandeira e jura saber como ajudar a neta. Jennika sem outra alternativa resolve levar Daire até Encantamento, no Novo México. Mas apesar do nome a cidade não possui nada de encantador e Daire fica extremamente irritada com a mãe por querer deixá-la nas mãos de uma mulher que a mãe viu apenas uma vez na vida. Sem contar que Daire não quer ficar presa nesse lugar esquisito e morto no meio do nada.

Jennika deixa Daire aos cuidados da avó que se mostra extremamente gentil e atenciosa e volta ao mundo dos holofotes, enquanto Daire se vê determinada a sair de Encantamento de qualquer jeito. O que a garota vai querer na casa de uma velha louca com um monte de chás e ervas, e numa cidade onde rolos de feno voam pelo deserto? Será Paloma capaz de ajudar Daire a se livrar dessas visões? E o que elas representam? Aí você vai ter que ler para descobrir!

--------

Premissa interessante a da história não acham? Confesso que não li nada a respeito do livro antes de iniciar a leitura, nunca nem o tinha visto nem ouvido falar mas a biblioteca do curso recebeu livros novos e esse estava lá, achei a capa bacana e resolvi me jogar. Depois que iniciei a leitura é que fui procurar coisas a respeito da história, e estava esperançosa de ser um livro bom afinal a autora tem nome! Mas as críticas ao livro eram extremamente negativas, por isso minhas expectativas foram pro chinelo e continuei a leitura sem esperar por nada, e certamente foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.



Daire a princípio tem uma personalidade que não me chamou atenção porque seguindo a premissa do livro achei que teria uma garota mimada por causa da "fama", mas não foi isso que aconteceu. Ela é uma garota normal que namora estrelas de cinema, nada mais. Muitos disseram que o começo do livro foi sensacional, mas eu não gostei, não consegui entrar logo de cara na história. Sem contar que eu esperava interagir mais com Hollywood com essa leitura, o que não aconteceu nem por um minuto.

Depois que Daire chega à Encantamento e começa a frequentar a escola ela muda de personalidade, age como uma recém chegada que não liga pra nada nem ninguém, e é bem irritante quando quer. Com o tempo ela se torna sociável e a leitura fica gostosa. A história aborda um tema diferente do que estou acostumada, o que deixa o livro um pouco mais interessante.

Mas o livro não foge do cliché, na escola há o grupinho das idiotas que se acham donas da escola e que se veem ameaçadas com a chegada de carne fresca no pedaço, ainda mais depois que o namorado de uma delas começa a jogar umas conversas estranhas pra cima de Daire. E mais um cliché vem aí, o mocinho lindo da história. Não, não pense que é esse garoto que acabei de citar. Daire conhece Cade e Dace, dois irmãos gêmeos que foram criados separados. Cade é o gostosão namorado de Lita, a "rainha" da escola, e é o irmão gêmeo do mal, porque claro que tinha que ter um vilão não é mesmo? E Dace, o outro gêmeo que também é gostosão só que passa despercebido por seu jeito tímido é o irmão do bem. Dace é simpático, fofo e atencioso, além de lindo. Aquele cliché normal só que ao contrário do que geralmente acontece eu não me apaixonei por ele, mal senti empatia pelo rapaz. Confesso que estava preferindo o cara do mal à ele. Mas com o tempo fui me afeiçoando e gostei um pouco mais dele.

A escrita da Alyson é gostosa, flui de uma forma boa, mas há um grande porém nessa história. Alyson nos joga em um mundo de fantasia totalmente desconhecido, aos poucos vai explicando as coisas tanto pra gente quanto para a protagonista mas deixa muitos pontos importantes sem explicação. Daire é uma buscadora de almas e tem uma missão a cumprir. Mas o que realmente faz uma buscadora? O que ela tem que fazer com as almas? E por que de repente essas pessoas brilhantes não aparecem mais? Por que ela tem que salvar as pessoas do tal perigo se pelo que entendemos o perigo nem é assim tão grande? Outra coisa são as descrições de cenas e dos lugares fora do nosso mundo habitual, ou o Mundo Mediano como chamam na história, me senti extremamente confusa com essas descrições, uma hora era uma coisa, depois era outra, sem contar que muitas vezes não consegui imaginar direito como era o lugar em que os personagens estavam, achei a narrativa um pouco confusa nesses trechos. E Alyson podia muito bem ter dado maiores detalhes a respeito de toda a magia envolvida na história.

Outra coisa que não posso deixar passar em branco que aconteceu na história e foi nojento é que Daire consegue tirar a alma do corpo dela e passar para outros seres vivos, então ela consegue se mover, enxergar e pensar com o corpo desse ser; em determinado momento Daire entra no corpo de uma barata, gente que sacrifício ler aquele trecho, porque a narrativa é em primeira pessoa e a garota fica descrevendo como é ser uma barata. Foi muito repulsivo. Mas apesar de tantas reclamações o livro não é de todo ruim. Há cenas bem bacanas, romance, apesar de ter sido bem chatinho e não muito convincente, e há algumas surpresas. Em alguns trechos a leitura é cansativa mas na maior parte flui com rapidez e o final é legal. Somente legal, nada mais. O livro é o primeiro da série The Soul Seekers e termina deixando uma questão sem resposta e que é o tema do segundo volume, Eco. Fiz questão de ler o segundo volume porque foi justamente essa questão não respondida que me deixou curiosa, fora isso não acho necessário ler Eco.

Tenho que falar ainda de Paloma e Xotichl (é uma menina tá gente?!), Paloma é uma avó muito querida e estava doente, fiquei realmente preocupada com o estado de saúde dela e durante todo momento estava morrendo de curiosidade de saber o que ela tinha. Xotichl é a amiga cega de Daire, e na minha opinião é a melhor personagem da história, é impossível não se afeiçoar a ela e querer tê-la como amiga, ela é fofa, sincera e super amiga! Dois pontos positivos pro livro!

A diagramação do livro é linda, apesar da fonte desse primeiro volume ser pequena, mas nada que atrapalhe a leitura. As folhas são amareladas e as aberturas dos capítulos são bem caprichadas.



Bom vou parar por aqui porque acho que já escrevi demais, contei tanta coisa que vocês já devem saber a história toda kkkk. Enfim, o livro não é péssimo e nem tão ruim quanto o povo falou, apesar de que acho que eu só esculachei a história e vocês nem querem ver esse livro perto de vocês kkk só digo que, se você tem esse livro na pilha fique tranquilo e leia outro, mas se você tem o segundo também, aventure-se! Já li o segundo volume e esperem pela resenha de Eco, o mundo nos surpreende! 


Beijos.
Greice.

3 comentários

  1. Que legal Greice, então esse foi um dos livrinhos novos da Biblio? Ótimas aquisições pelo visto. Bom, confesso que até então esse livro nunca havia me chamado atenção, mas a premissa é mesmo interessante. Quando comecei a ler que você tinha achado nojento a personagem tirar a alma do corpo fiquei pensando "Por quê? Eu ia achar tão legal fazer isso".. até chegar na parte da barata.. daí entendi tudo.. kkk e se ela fosse morta como barata? Que horror.. kkk que morte degradante.. kkk Ótima resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa capa... Mas desde o final da saga Os Imortais fico com receio pois amei Para Sempre.. mas os outros livros não RSR
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  3. Ah greice.. eu estava com tanta vontade de ler esse livro!
    Roce me desanimou totalmente hahaha
    Eu fiquei apaixonada pela capa, apesar da premissa não ter me chamado muita atenção.
    Mas acho que não vou querer ler nem tão cedo!
    Assim, se ele cair na minha mão, ok, do contrario não vou gastar meu dinheiro =/

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!